Instituições
Universidade Fernando Pessoa
Universidade Fernando Pessoa (UFP), instituída pela Fundação Ensino e Cultura Fernando Pessoa (FFP) e reconhecida de interesse público pelo Decreto-Lei nº 107/96, de 31 de Julho, é o resultado de um projeto inovador de ensino superior, iniciado nos anos de 1980, através do Instituto Superior de Ciências da Informação e da Empresa, e do Instituto Erasmus de Ensino Superior, que lhe serviram de base estruturante e cuja antiguidade de graus e diplomas herdou, nos termos do Artigo 7º daquele decreto.
Visão
Ser reconhecida como uma Universidade que inova no conhecimento e nos métodos de ensinar, contribuindo para o enriquecimento do país, ajudando a formar cidadãos empreendedores, cientificamente bem preparados, culturalmente evoluídos, socialmente empenhados e eticamente comprometidos.
Missão
A UFP assume como sua missão primeira o ensino sustentado em honesto estudo e permanente atualização científica, servido por uma metodologia pedagógica inovadora que transforme conhecimentos em competências, pelo desenvolvimento do espírito crítico e do pensamento autónomo de estudantes abertos à interdisciplinaridade e a uma sólida formação ética, cultural e cívica.
A universidade cumpre a sua missão, respeitando a diversidade étnica, cultural, política e religiosa assim como a igualdade de género.
A observância da Declaração Universal dos Direitos Humanos; a abominação da guerra e dos fundamentalismos ideológicos e religiosos; a tolerância nas relações sociais; e a ousadia criativa e empreendedora são os valores orientadores da universidade, no cumprimento da sua missão e na realização dos seus objetivos.
Com o lema Nova et Nove (inovar no conhecimento e nos métodos de ensinar), a Universidade Fernando Pessoa (UFP) tem como objetivos o ensino, a investigação, a extensão comunitária e a prestação de serviços nos domínios da formação oferecida pelas suas unidades orgânicas de ensino presencial: Faculdade de Ciência e Tecnologia, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Faculdade de Ciências da Saúde.
Nos termos dos seus estatutos (Aviso nº 12715/2020, de 31 de agosto), a UFP dispõe ainda de uma unidade orgânica de apoio ao ensino presencial e de formação à distância, a UFP-UV – centro de formação à distância, a funcionar na Unidade de Ponte de Lima da Universidade Fernando Pessoa. Funcionando em plataforma Canvas, a UFP-UV apoia e alarga o âmbito territorial e os públicos dos cursos presenciais das unidades orgânicas e, é responsável pela organização de ciclos de estudos, cujo funcionamento à distância venha a ser acreditado.
O corpo docente, com vínculo permanente à universidade, é constituído por cerca de duas centenas de professores, dos quais 80% são titulares do grau de doutor. A investigação, com financiamento próprio pela FFP ou financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia ou por programas específicos da União Europeia, realiza-se em centros multidisciplinares.
Em funcionamento autónomo a partir do ano letivo 2020-21, a Escola Superior de Saúde Fernando Pessoa (ESS-FP) viu reconhecido o interesse público pelo Decreto-Lei n.º 45/2020, de 23 de julho. Assim, a Fundação Fernando Pessoa passa a ser a entidade instituidora de três instituições: Universidade Fernando Pessoa, Hospital Fernando Pessoa, Escola Superior de Saúde Fernando Pessoa.

Site Institucional
Descarregar

Mobilidade ProSaúde+
A participação da Universidade Fernando Pessoa (UFP) no Programa Mobilidade ProSaúde+ abrange o acolhimento de estudantes e professores da Universidade Nacional de Timor Lorosa’e (UNTL) e enviando professores para essa mesma Instituição de Ensino Superior na área da Nutrição.
Calendarização dos Cursos:
1º Semestre: 19 de setembro a 10 de fevereiro;
2º Semestre: 13 de fevereiro a 30 de junho.
Sistema de créditos curriculares:
ECTS (European Credit Transfer and Accumulation System). 1 ECTS = 27 horas de trabalho (horas de contacto e trabalho autónomo). 1 ano académico = 60 ECTS; 1 semestre = 30 ECTS; 1 trimestre = 20 ECTS
Sistema de avaliação:
Notas atribuídas em uma escala de 0-20 (aprovação com uma classificação não inferior a 10 valores).
Boletim de Registo Académico (transcript of records):
Todos os alunos de mobilidade têm direito a uma Transcrição Oficial de Registos – TOR após terem concluído os estudos. No final da mobilidade a instituição emitirá um Certificado com as classificações obtidas que formalizarão o reconhecimento académico na instituição de origem.