Instituições
Instituto Politécnico de Castelo Branco
O Instituto Politécnico de Castelo Branco é uma instituição de ensino superior público que se constitui como um referencial de confiança na qualificação de alto nível dos cidadãos, na produção e difusão do conhecimento, bem como na formação cultural, artística, tecnológica e científica dos seus estudantes num quadro de referência internacional.
Com uma ampla oferta formativa nas suas seis escolas superiores, frequentadas por cerca de 5000 estudantes, leciona as seguintes áreas de formação:
- Escola Superior Agrária: ciências agrárias, ciências veterinárias, ciências alimentares, e proteção civil;
- Escola Superior de Artes Aplicadas: música, artes do espetáculo, design e artes visuais;
- Escola Superior de Educação: formação de professores, secretariado, serviço social, animação cultural e desporto e atividade física;
- Escola Superior de Gestão: gestão, solicitadoria e turismo;
- Escola Superior de Tecnologia: engenharias (civil, informática, eletrotécnica, industrial) e tecnologias;
- Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias: tecnologias da saúde e enfermagem.
Integra a Universidade Europeia BAUHAUS4EU, que tem como objetivo promover o desenvolvimento sustentável e inclusivo das regiões europeias, através da cooperação internacional e multilateral. Liderado pela Universidade Bauhaus-Weimar (Alemanha), a BAUHAUS4EU integra, para além do IPCB, o Instituto Blekinge de Tecnologia (Suécia), a Universidade de Economia de Katowice (Polónia), a Universidade de Arquitetura, Engenharia Civil e Geodesia (Bulgária), a Universidade da Macedónia (Grécia), a Universidade Pólis (Albânia), a Universidade de Bérgamo (Itália), a Universidade Picardie Jules Verne (França) e a Universidade Lyon2 (França).
A aposta na internacionalização é um importante desígnio do IPCB, que demonstra elevados níveis elevados de mobilidade internacional de estudantes e staff, no âmbito do Programa Erasmus+ e de outros programas de mobilidade ou acordos bilaterais de cooperação. Existe uma forte relação com instituições internacionais, particularmente do Brasil e de Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa, e a participação ativa em projetos internacionais.
O IPCB dispõe de um Centro de Estudos e Desenvolvimento Regional (CEDER), responsável por promover a abertura à comunidade empresarial e institucional no contexto da envolvente regional, e de um Centro Interdisciplinar de Línguas, Culturas e Educação (CILCE), através do qual oferece serviços na área do ensino de línguas estrangeiras, incluindo o português como língua estrangeira, serviços de tradução e de assessoria linguística a eventos.
Os Serviços de Ação Social (SAS) assumem-se como um instrumento essencial ao desenvolvimento da instituição, nomeadamente nos apoios que disponibilizam aos estudantes, fundamentais para a sua integração e sucesso académico.
A educação inclusiva no ensino superior é um desafio que o IPCB encara com grande atenção. Dispõe de um Gabinete de Apoio ao Estudante com Necessidades Educativas Especiais, que tem como objetivo garantir a plena inclusão dos alunos com NEE, para atender as necessidades especiais decorrentes da sua condição de deficiência, de saúde, tem implementado um Plano de Igualdade de Género, no âmbito do qual são definidas anualmente metas e objetivos para promover a igualdade de género e não discriminação, e um Serviço de Saúde Mental e Bem-Estar, que oferece à comunidade escolar um ambiente seguro, acolhedor e confidencial para apoiar no percurso académico, autoconhecimento, saúde mental e crescimento pessoal.
Site Institucional
Descarregar

Mobilidade ProSaúde+
O Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) participa no Programa Mobilidade ProSaúde+ financiado pelo Programa Erasmus+ KA171 ICM acolhendo estudantes e professores da Universidade Mandume Ya Ndemufayo (UMN) em Moçambique, e enviando professores para essa mesma Instituição de Ensino Superior na área da Enfermagem.

Tabela 1: mobilidades ProSaúde+ cursos académicos 2025-2027.
*Poderão decorrer alterações
Calendarização dos Cursos:
1º Semestre: 15 de setembro a 15 de janeiro (sujeito a atualização);
2º Semestre: 1 de fevereiro a 30 de junho (sujeito a atualização).
Sistema de créditos curriculares:
ECTS (European Credit Transfer and Accumulation System). 1 ECTS = 27 horas de trabalho (horas de contacto e trabalho autónomo). 1 ano académico = 60 ECTS; 1 semestre = 30 ECTS; 1 trimestre = 20 ECTS
Sistema de avaliação:
Notas atribuídas em uma escala de 0-20 (aprovação com uma classificação não inferior a 10 valores).
Boletim de Registo Académico (transcript of records):
Todos os alunos de mobilidade têm direito a uma Transcrição Oficial de Registos – TOR após terem concluído os estudos. No final da mobilidade a instituição emitirá um Certificado com as classificações obtidas que formalizarão o reconhecimento académico na instituição de origem.