Instituições

Universidade Lusófona

A Universidade Lusófona resulta da integração das Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias e Universidade Lusófona do Porto dando origem a dois centros universitários (Lisboa e Porto) cujos objetivos são o ensino, a investigação nos vários domínios da ciência, da cultura e das tecnologias, numa perspetiva interdisciplinar. Os campus da Universidade, agora designados como Centro Universitário de Lisboa e Centro Universitário do Porto, estão situados nos centros das duas cidades.

É uma universidade com igualdade de oportunidades, atualmente com um corpo discente de mais de 16.900 estudantes e 1.671 docentes que se articula em torno de 15 faculdades, Escolas e Institutos que compõem a unidade institucional principal. Atualmente a Universidade Lusófona oferece 65 licenciaturas, 70 Mestrados, 4 Mestrados Integrados, 08 Mestrados Internacionais “Erasmus Mundus”, 02 Mestrados Profissionais e um em EAD, 13 programas de doutoramento e uma vasta oferta de cursos de pós-graduação, formação especializada e micro-credenciais. Todos os cursos da Universidade cumprem os requisitos europeus relativos ao ensino superior, cumprem com o Sistema de Transferência de Créditos da União Europeia (ECTS) e estão acreditados pela A3ES, o organismo de avaliação e acreditação do ensino superior em Portugal.

Dentro das suas mais valias, destaca-se o seu forte perfil internacional, bem patente no facto de a Universidade liderar uma das novas “Universidades Europeias”, a Filmeu – Universidade Europeia de Cinema e Artes dos Media, e participação ativa da Universidade em dezenas de projetos de investigação no âmbito, entre outros, dos programas Europeus Horizon e E+; e os mais de 1700 estudantes internacionais repartidos por 84 nacionalidades que atualmente frequentam a Universidade.

A Universidade Lusófona assume o compromisso de responder aos desafios atuais da Agenda Europeia para as Universidade, apostando na sua: Internacionalização; Sustentabilidade & Transição digital; Investigação & Inovação; Formação (Mestrados Profissionais e EAD e Formação ao Longo da Vida).

Site Institucional
Programa - O Que é?

Mobilidade ProSaúde+

A participação da Universidade Lusófona (ULusófona) no Programa Mobilidade ProSaúde+ abrange o acolhimento de estudantes e professores da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), e envio de professores para essa mesma Instituição de Ensino Superior na área da Psicologia.

Tabela Mobilidade Universidade Lisboa

Tabela 1: mobilidades ProSaúde+ cursos académicos 2025-2027.
*Poderão decorrer alterações

Calendarização dos Cursos:
1º Semestre: 19 de setembro a 10 de fevereiro;
2º Semestre: 13 de fevereiro a 30 de junho.

Sistema de créditos curriculares:
ECTS (European Credit Transfer and Accumulation System). 1 ECTS = 27 horas de trabalho (horas de contacto e trabalho autónomo). 1 ano académico = 60 ECTS; 1 semestre = 30 ECTS; 1 trimestre = 20 ECTS

Sistema de avaliação:
Notas atribuídas em uma escala de 0-20 (aprovação com uma classificação não inferior a 10 valores).

Boletim de Registo Académico (transcript of records):
Todos os alunos de mobilidade têm direito a uma Transcrição Oficial de Registos – TOR após terem concluído os estudos. No final da mobilidade a instituição emitirá um Certificado com as classificações obtidas que formalizarão o reconhecimento académico na instituição de origem.

MOBILIDADES AULP